Histórico Nacional

HISTÓRICO NACIONAL

Fundada em 2008 pelo beatlemaníaco Marcus Romariz, a Blue Beetles subiu ao palco pela primeira vez na renomada casa de shows Mistura Fina, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, apresentou-se no Vinícius Show Bar, também em Ipanema, e logo a seguir foi convidada a participar, em agosto de 2010, da International Beatleweek, festival internacional realizado todos os anos em Liverpool, na Inglaterra. Nesta ocasião, foi a única banda do Rio de Janeiro a se apresentar na festa dos 50 anos do surgimento dos Beatles.

Além de ter se apresentado no lendário Cavern Club, clube que possibilitou o reconhecimento dos Beatles e sua transformação em sucesso internacional, a Blue Beetles teve shows agendados no tradicional Britannia Adelphi Hotel e em outros palcos famosos da cidade como o Alma de Cuba (antiga igreja medieval transformada em bar).

O sucesso foi tão grande que a banda tem sido frequentemente convidada a voltar ao festival, tendo já no currículo 9 participações no evento (anualmente, de 2010 a 2019, com exceção de 2014).

Em 2013, um momento mágico e de grande emoção para a banda: a Blue Beetles foi convidada a interpretar o primeiro álbum dos Beatles, o ”Please Please Me”, que então celebrava seus 50 anos.

Em 2015, a banda reproduziu na íntegra o álbum Ram, que Paul e Linda McCartney gravaram em 1971, e encontraram com o baterista Denny Seiwell (que gravou as baterias do disco e posteriormente veio a integrar a banda Wings). Num estúdio de Liverpool, onde a Blue Beetles ensaiava, ao ouvir a música “Dear Boy” ecoando pelo estúdio, Denny adentrou a sala e, emocionado, pediu para tocar aquela música com a banda.

No mesmo ano, a banda apresentou pela primeira vez shows com repertórios totalmente dedicados a Paul McCartney e a George Harrison, com sucessos e “lados B” da carreira solo dos artistas – como as canções “Jet”, “Letting Go”, “Lonesome Town”, de Paul, e “My Sweet Lord”, “Your Love is Forever”, “Cheer Down”, de George, dentre muitas outras –, fato que tem repetido desde então.

Em maio de 2017 se apresentaram pela primeira vez no festival Abbey Road on The River, em Jeffersonville, Indiana, nos Estados Unidos da América. Em agosto, retornaram a Liverpool para mais uma participação especial na International Beatleweek, onde apresentaram, além dos já celebrados – e muito populares dentre os frequentadores do festival – shows temáticos de Paul McCartney e George Harrison, um repertório exclusivamente focado na carreira solo de Ringo Starr, com canções que abrangiam toda a carreira do artista, desde sucessos dos anos 70 como “It Don’t Come Easy” e “Back Off Boogaloo” até canções dos anos 2000, como “Postcards From Paradise” e “Never Without You”. Neste mesmo ano, a banda também reproduziu o álbum “A Hard Day’s Night” na integra (com participação de Hal Bruce, uma estrela internacional dos festivais de tributo aos Beatles), e novamente, a pedidos, o álbum Ram, com muito sucesso.

Em maio de 2018 e 2019 voltaram aos Estados Unidos para tocar no Abbey Road on The River, e também a Liverpool, para a International Beatleweek.

Em novembro de 2018, foi a vez de John Lennon. A banda teve o prazer de acompanhar Jay Goeppner, Norte-americano conhecido internacionalmente como um dos maiores artistas tributo a John Lennon, em um repertório totalmente dedicado à carreira solo de John. As apresentações foram feitas no Rio de Janeiro, em um ensaio aberto exclusivo aos fãs e amigos da banda, e durante a segunda edição da “São Chico Beatleweek”, festival ocorrido na cidade de São Francisco da Paula/RS.

Em Maio de 2019 apresentaram o show ´The Best of Wings Over America´ no festival Abbey Road on the River. Repetiram lá também o show de John Lennon acompanhados por Jay Goeppner.

Nos anos de 2011 e 2013 a banda se apresentou também na filial do Cavern Club em Buenos Aires, Argentina, quando foi convidada devido ao sucesso em Liverpool

Share:

Leave a Reply